logo BVS

Pesquisa em outros segmentos:

Doença de Chagas | Produção Intelectual | Banco de Imagens |


Base de dados:
BVChagas-SC
Pesquisar:
EXPEDICOES []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 9   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:595
Título:A classe medica de Manáos prestou hontem significativa homenagem á comissão Oswaldo Cruz.
Fonte:Manaus; abr. 29, 1913. 1 p. . (Jornal do Commercio).
Resumo:Relata a solenidade organizada pela classe médica de Manaus em homenagem a Carlos Chagas e à comissão enviada pelo Instituto Oswaldo Cruz à Amazônia para estudar os problemas médico-sanitários da região.
Descritores:Expedições
Aniversários e Eventos Especiais
 Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos

  2 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:593
Título:O saneamento do valle do Amazonas. O Dr. Carlos Chagas, actualmente no Amazonas, descobre uma nova doença e o meio prompto de cural-a.
Fonte:Rio de Janeiro; nov. 23, 1912. 33 p. . (Gazeta de Noticias).
Resumo:Trata da expedição científica enviada pelo Instituto Oswaldo Cruz em setembro de 1912 ao vale do rio Amazonas, com o objetivo de estudar as condições sanitárias da região. Entre os estudos lá desenvolvidos por Carlos Chagas, salienta a identificação de determinadas lesões que atingiam a população local como sendo resultantes da leishmaniose.
Descritores:Expedições
Perfis Sanitários
Saneamento Rural
Leishmaniose
 Jornalismo Científico
 Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos

  3 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:577
Título:Entrevista com o professor Austregesilo.
Fonte:Rio de Janeiro; out. 6, 1910. 4 p. . (Jornal do Commercio).
Resumo:Apresenta entrevista com Antonio Austregesilo, médico integrante da comissão formada pela Academia Nacional de Medicina para examinar em Lassance os dados relativos à descoberta da tripanossomíase americana. O professor descreve os principais momentos da descoberta de Carlos Chagas e os estudos por este desenvolvidos sobre diversos aspectos da nova doença. Em seguida, relata suas impressões da viagem a Lassance, comentando a situação dos doentes lá observados, a questão da profilaxia e a perspectiva de tratamento.
Descritores:Médicos
Doença de Chagas
 Expedições
 Brasil
Descritores Locais:Academia Nacional de Medicina; Tripanossomíase Americana

  4 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:575
Título:Em Xerém. Na captação das águas a febre palustre dizima. A "Gazeta de Noticias" no local.
Fonte:Rio de Janeiro; maio 2, 1907. 3 p. . (Gazeta de Noticias).
Resumo:Relata a visita de jornalistas da Gazeta de Notícias ao vale do rio Xerém, na Baixada Fluminense, para observar os efeitos da malária entre os operários que trabalhavam nas obras de captação de água para a cidade do Rio de Janeiro. Descreve a viagem pela Estrada de Ferro Central do Brasil, as paisagens percorridas, as impressões dos operários sobre a "febre" e suas condições de vida. Aponta os serviços montados pela Diretoria Geral de Saúde Pública para o atendimento médico aos doentes e para a implementação da profilaxia da malária e informa sobre as obras de canalização realizadas.
Descritores:Malária/prev
Perfis Sanitários
Expedições
Trabalhadores
Jornalismo Científico
 Brasil

  5 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:560
Autor:Santos, Fernando Dumas dos; Thielen, Eduardo Vilela.
Título:Introdução^ipt.
Fonte:In: Santos, Fernando Sergio Dumas dos; Thielen, Eduardo Vilela; Medeiros, Alexandre; Reis, Rogerio; Souza, Flavio de.Revisitando a Amazonia: expedição aos rios Negro e Branco refaz percurso de Carlos Chagas em 1913^ipt. Rio de Janeiro, Fundacao Oswaldo Cruz.Casa de Oswaldo Cruz, 1996. p.11-23.
Resumo:Os autores apresentam o álbum resultante do projeto Revisitando a Amazônia de Carlos Chagas, que, em 1991 e em 1995, reuniu profissionais da Fundação Oswaldo Cruz e de outras instituições em viagens que tiveram como objetivo pesquisar e documentar as condições de vida e de saúde das populações ribeirinhas do Amazonas, a fim de compará-las com aquelas identificadas pelo cientista do Instituto Oswaldo Cruz em expedição realizada entre 1912 e 1913. O texto traz a contextualização histórica do ciclo econômico do extrativismo da borracha no Brasil, apresenta o percurso e as principais observações feitas pela comissão chefiada por Carlos Chagas no início do século e sintetiza as impressões do grupo que refez esse percurso em 1995.
Descritores:Perfis Sanitários
Condições Sociais
Expedições
Ecossistema Amazônico

  6 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:559
Autor:Santos, Fernando Sergio Dumas dos; Thielen, Eduardo Vilela; Medeiros, Alexandre; Reis, Rogerio; Souza, Flavio de
Título:Revisitando a Amazonia: expedição aos rios Negro e Branco refaz percurso de Carlos Chagas em 1913.
Fonte:Rio de Janeiro; Fundacao Oswaldo Cruz.Casa de Oswaldo Cruz; 1996. 110 p. ilus, mapas.
Resumo:Cronica sobre a vivencia da reconstituicao da expedicao feita por Carlos Chagas a Amazonia (1913), realizada em 1995, por um grupo interdisciplinar (FIOCRUZ, Instituto de Medicina Tropical de Manaus, Universidade do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, Museu Goeldi e Jornal do Brasil); tendo como objetivo central revisitar os locais percorridos por Carlos Chagas e reproduzir fotograficamente a localizacao precisa dos objetos em foco, sob o mesmo ponto de vista do autor das fotografias historicas. Inclui, ainda, a contextualizacao historica, permitindo uma comparacao entre passado e presente. (FAC).
Descritores:Expedições
Saúde Pública/hist
Brasil

  7 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:555
Autor:Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz.
Título:Os grandes flagelos do Norte^ipt.
Fonte:In: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz.A ciência a caminho da roça: imagens das expedições cientificas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913^ipt. Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, 1991. p.113-154.
Resumo:Capítulo do álbum sobre as expedições científicas promovidas pelo Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil na década de 1910. Descreve as missões enviadas, nesse período, à região norte do país. Primeiramente, trata da expedição realizada por Oswaldo Cruz à Amazônia, em 1910, para inspecionar as obras de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, durante as quais milhares de trabalhadores morreram em conseqüência da malária. Em seguida, detém-se na expedição chefiada por Carlos Chagas, entre 1912 e 1913, aos vales do rio Amazonas e de seus principais afluentes, com o objetivo de investigar as condições sanitárias da região e a partir daí apontar medidas que ajudassem a superar a crise econômica do extrativismo da borracha. Exibindo um rico conjunto de fotografias tiradas ao longo da missão e citando trechos do relatório produzido ao final da viagem, o texto apresenta o relato da comissão sobre as condições de trabalho dos seringueiros, o quadro sanitário observado, os recursos de assistência médica disponíveis e as condições gerais de vida da população local.
Descritores:Expedições/hist
Saneamento Rural
Perfis Sanitários
Condições Sociais
Malária
Borracha
 Brasil

  8 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:554
Autor:Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz*.
Título:A ciência a caminho da roça: imagens das expedições cientificas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913.
Fonte:Rio de Janeiro; Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz; 1991. 172 p. .
Resumo:Revela, em texto e imagem, o desempenho multiforme dos expedicionarios de Manguinhos, a um so tempo Policarpos dotados de fervor missionario e papel civilizador, homens da ciencia experimental e de formacao europeia, "servidores publicos" direta ou indiretamente vinculados a Diretoria Geral de Saude Publica e ao aparelhamento do Estado em expansao.(AU).
Descritores:Expedições/hist
Saúde Pública/hist
Brasil
Descritores Locais:Instituto Oswaldo Cruz

  9 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:457
Autor:Barcellar, Renato Clark
Título:Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; jul. 1938. 3-13 p. . (Medicina Universitária, Separata, 1, 2).
Resumo:Neste artigo publicado na revista do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, o autor sintetiza a trajetória biográfica de Carlos Chagas. Comenta sua infância no interior de Minas Gerais, os primeiros estudos e a formação em medicina, o ingresso no Instituto de Manguinhos, os trabalhos sobre a malária, a descoberta da tripanossomíase americana e os estudos sobre a nova doença. Aborda ainda a expedição científica à Amazônia, a direção do Instituto Oswaldo Cruz, o combate à epidemia de gripe espanhola no Rio de Janeiro, a direção dos serviços de Saúde Pública, as homenagens recebidas no exterior e o ensino da Medicina Tropical na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Descritores:Biografia
Doença de Chagas
 Expedições
 Saúde Pública
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana



página 1 de 1


Base de dados BVChagas-SC

Formulário avançado

Pesquisar por: Formulário livre

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3