logo BVS

Pesquisa em outros segmentos:

Doença de Chagas | Produção Intelectual | Banco de Imagens |


Base de dados:
BVChagas-SC
Pesquisar:
BIOGRAFIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 20   no formato [Detalhado]
página 1 de 2
ir para página        
  1 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:647
Título:A sciencia medica de luto. Falleceu hontem, repentinamente, o professor dr. Carlos Chagas. Com elle desaparece uma das figuras mais illustres da medicina brasileira.
Fonte:Rio de Janeiro; nov. 9, 1934. 1;4;6 p. . (Correio da Manhã).
Resumo:Anuncia o falecimento de Carlos Chagas e destaca, entre as qualidades que o distinguiram em sua vida, o fato de ter sempre conciliado a clínica médica com as pesquisas científicas no laboratório. Aponta os principais aspectos da biografia de Chagas, com destaque para a descoberta e os estudos da tripanossomíase americana.
Descritores:Morte
Médicos
Biografia
 Doença de Chagas
 Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos; Tripanossomíase Americana

  2 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:518
Autor:Scliar, Moacyr
Título:Oswaldo Cruz & Carlos Chagas: o nascimento da ciência no Brasil.
Fonte:São Paulo; Odysseus; 2002. 157 p. .
Resumo:Traçando o quadro histórico no qual esses dois cientistas brasileiros atuaram, Moacyr Scliar desvenda os paralelos de suas carreiras. Tanto Cruz como Chagas tentaram fazer carreira como médicos de consultório, sem muito sucesso. Ambos foram convidados a trabalhar na saúde pública, a princípio para desvendar as causas de epidemias: a peste bubônica, no caso de Cruz, a malária, no caso de Chagas. Ambos uniam talento a uma dedicação férrea, essencial para o sucesso em Ciência. Ambos enfrentaram preconceitos de colegas e até da população que tentavam salvar. Ambos foram reconhecidos pela comunidade científica internacional numa época em que a Ciência brasileira era incipiente..
Descritores:Pesquisadores
Médicos
Biografia
Saúde Pública
 Malária
 Peste

  3 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:516
Autor:Araújo, Fernando
Título:Carlos Chagas: um cientista humano.
Fonte:Belo Horizonte; jan.-mar. 2000. 59-60 p. . (Rev. méd. Minas Gerais, 10, 1).
Resumo:O autor aborda alguns aspectos da vida do descobridor da doença de Chagas, salientando o lado humano do cientista..
Descritores:Biografia
Pesquisadores
Médicos

  4 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:513
Autor:Academia Mineira de Medicina*.
Título:Carlos Chagas: coletânea de textos publicados sobre sua vida e obra.
Fonte:Belo Horizonte; Academia Mineira de Medicina; 1999. .
Resumo:Livro que aborda aspectos da vida de Carlos Chagas a partir da coletânea de artigos publicados em revistas, livros e jornais de todo o país, sobre o cientista..
Descritores:Biografia
Pesquisadores
Médicos

  5 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:505
Autor:Villela, Eurico
Título:Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; nov. 1934. I-XXIII p. ^bilus. (Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 29, 1).
Resumo:Neste texto, publicado logo após o falecimento de Carlos Chagas, Eurico Villela exalta sua vida e sua obra como representante da escola científica fundada por Oswaldo Cruz. Salienta a importância científica e social dos trabalhos que realizou sobre a nova doença por ele identificada e transcreve as palavras com que o próprio Chagas descreveu o processo da descoberta e da sistematização dos primeiros conhecimentos sobre a tripanossomíase americana. Comenta, em seguida, os diversos campos de atuação de Chagas ao longo de sua vida, destacando a importância de seu trabalho como diretor do Instituto Oswaldo Cruz e as qualidades que o distinguiam em sua dedicação à ciência e à saúde pública.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana
Meio Eletrônico:Texto completo

  6 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:502
Autor:Vasconcellos, Ivolino de
Título:Carlos Chagas e a medicina brasileira.
Fonte:Rio de Janeiro; Inst. Bras. de História da Medicina; 1959. 16 p. .
Resumo:Trabalho reunindo dois discursos do autor, o primeiro deles pronunciado na sessão de história do Congresso Internacional sobre Doença de Chagas, realizado no Rio de Janeiro em julho de 1959, e o segundo proferido em 9 julho de 1948, na comemoração do aniversário de Carlos Chagas, promovida pelo Instituto Brasileiro de História da Medicina e pela Faculdade Nacional de Medicina da então Universidade do Brasil. No primeiro texto, traça em linhas gerais os principais marcos da história da medicina no Brasil, destacando as influências das medicinas portuguesa e indígena, a criação das escolas médicas do Rio de Janeiro e de Salvador no início do século XIX e a renovação representada pela fundação do Instituto de Manguinhos que, sob a direção de Oswaldo Cruz, introduziu a medicina experimental no país. Exalta a descoberta de Carlos Chagas como obra científica representativa da excelência da escola de Manguinhos, e como feito ímpar na história da medicina nacional, a merecer o reconhecimento internacional e o orgulho dos brasileiros. No segundo texto, o autor expõe a trajetória biográfica de Chagas, mencionando de forma sucinta sua infância em Minas Gerais, o curso na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, o ingresso no Instituto de Manguinhos, os estudos sobre a malária, a descoberta da tripanossomíase americana, a expedição à Amazônia, a direção do Instituto Oswaldo Cruz e do Departamento Nacional de Saúde, a cátedra de Medicina Tropical e a consagração de sua obra no exterior. Apresenta ainda uma relação dos seus principais trabalhos publicados e de textos biográficos.
Descritores:Doença de Chagas
História da Medicina
Medicina Tradicional
Escolas Médicas/hist
Pesquisadores
Médicos
Brasil
 Bibliografia
 Biografia
Descritores Locais:Medicina Experimental; Instituto Oswaldo Cruz

  7 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:500
Autor:Silveira, José da
Título:Carlos Chagas: a vida e a obra.
Fonte:Belém; 1979. 63-67 p. . (Hiléia Médica, 1, 1).
Resumo:Palestra sobre os principais aspectos da vida e da obra de Carlos Chagas, proferida por ocasião da comemoração do centenário de seu nascimento, sob os auspícios do Conselho Estadual de Saúde do Pará.
Descritores:Biografia
Pesquisadores
Médicos
Brasil

  8 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:496
Autor:Rezende, Jofre Marcondes de
Título:Carlos Chagas.
Fonte:Goiânia; out.-dez. 1959. 285-302 p. . (Rev. Goiana de Medicina, 5, 4).
Resumo:Relata os principais fatos referentes à vida e à obra do descobridor da tripanossomíase americana, declarando como motivação o objetivo de divulgá-los entre a classe médica do interior do país. Comenta a trajetória de Carlos Chagas em seus diversos aspectos, como pesquisador, sanitarista, clínico, professor, administrador e humanista, destacando suas virtudes e o reconhecimento nacional e internacional por ele alcançado.
Descritores:Doença de Chagas
Saúde Pública
Pesquisadores
Médicos
Brasil
 Biografia
 Bibliografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

  9 / 30
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:491
Autor:Marchoux, Emille
Título:Notice nécrologique sur Carlos Chagas (de Rio de Janeiro) (1879-1934).
Fonte:Paris; Masson et Cie; 1934. 7 p. .
Resumo:Comenta a trajetória biográfica de Carlos Chagas, detendo-se no momento da descoberta, em Lassance, da tripanossomíase americana. Relata as questões abordadas em suas investigações científicas sobre diversos aspectos da nova doença. Rebate aqueles que o acusaram de haver superestimado a importância da moléstia e de ter cometido graves equívocos na interpretação de certos resultados de suas pesquisas. Reitera o valor da descoberta de Chagas, salientando o prestígio por ele alcançado entre os cientistas de todo o mundo, bem como a proeminência com que se destacou nos vários cargos e funções que desempenhou ao longo de sua vida.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Biografia
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:486
Autor:Magalhães, Octavio de
Título:Un poco de la vida de Carlos Chagas.
Fonte:Mendoza; Best Hermanos; 1944. 16 p. .
Conferência:Apresentado em: Conferência na Faculdade de Medicina,Universidade de Minas Gerais, Minas Gerais, 30 maio 1941.
Resumo:Versão em espanhol da conferência pronunciada na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em 30 de maio de 1941, por ocasião da fundação do grêmio estudantil "Carlos Chagas". Afirmando ser Carlos Chagas um exemplo a ser seguido pelos jovens, menciona a importância de seus estudos sobre a malária e da descoberta da tripanossomíase americana. Salienta que o próprio Chagas estudou os vários aspectos da doença por ele descoberta, fato excepcional na história da medicina. Refere-se em seguida às ações de Chagas como diretor do Instituto Oswaldo Cruz e do Departamento Nacional de Saúde pública e como professor catedrático de Medicina Tropical. Destaca alguns títulos e condecorações por ele recebidos e sua participação em congressos no exterior. Enaltece sua preocupação com os problemas sociais do Brasil, destacando-se como pioneiro na luta pelo saneamento rural do país. Cita declarações de alguns professores e médicos que questionaram sua autoria da descoberta da tripanossomíase americana, bem como a relevância da doença, por ocasião da polêmica travada no início da década de 20 na Academia Nacional de Medicina. Atribui a essa campanha de descrédito o esquecimento a que ficou relagado o estudo da doença durante anos e afirma que a reabilitação da obra de Chagas deveu-se aos estudos realizados na Argentina por Salvador Mazza e seus colaboradores.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:483
Autor:Lobo, Helio
Título:Carlos Chagas: um retrato.
Fonte:Rio de Janeiro; jul. 25, 1936. 291-296 p. . (A Folha Medica, 27, 21).
Resumo:Traça uma síntese da biografia de Chagas, mencionando sua infância e adolescência em Minas Gerais, o curso de medicina no Rio de Janeiro, a dedicação ao Instituto Oswaldo Cruz e o empenho em alertar sobre a importância do saneamento rural como prioridade para o desenvolvimento do país. Comenta ainda suas ações como diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública e na cátedra de Medicina Tropical, e aponta alguns traços de sua personalidade, bem como o reconhecimento internacional alcançado por sua obra.
Descritores:Médicos
Brasil
 Biografia

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:478
Autor:Lewinsohn, Rachel
Título:Carlos Chagas and the discovery of Chagas´s disease (American Trypanosomiasis).
Fonte:London; jun. 1981. 451-455 p. . (J. of the Royal Society of Medicine, 74, 6).
Resumo:Descreve em linhas gerais a trajetória biográfica de Carlos Chagas, abordando com maior ênfase o proceso da descoberta da doença que leva seu nome. Chama a atenção para o fato, singular na história da medicina, de que Chagas, em dois anos, desenvolveu um estudo praticamente completo da tripanossomíase americana. Destaca ainda como extraordinário o fato de Berenice, primeiro caso humano da doença identificado por Chagas, ter sobrevivido até aquele momento, setenta anos depois. Comenta a dedicação total de Chagas ao trabalho de pesquisa e a sua consciência social, expressa na atenção que sempre concedeu às questões relativas à medicina preventiva. Como conclusão, o artigo chama a atenção para os desafios ainda presentes na luta contra a doença descoberta por Chagas.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisadores
Médicos
Brasil
 Biografia
 Bibliografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:477
Autor:Lewinsohn, Rachel
Título:Carlos Chagas (1879-1934): the discovery of trypanosoma cruzi and of American Trypanosomiasis (foot-notes to the history of Chagas´s disease).
Fonte:London; 1979. 513-523 p. . (Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, 73, 5).
Resumo:O texto aborda a descoberta da tripanossomíase americana por Carlos Chagas, destacando suas peculiaridades e sua importância científica. Em seguida, comenta a história de vida de Berenice, primeiro caso humano da doença identificado por Chagas em 1909 e a controvérsia em torno da hipótese de que Charles Darwin teria contraído a moléstia. Após referir-se às críticas recebidas por Chagas pelos que questionaram a existência e a relevância da tripanossomíase americana, a autora chama a atenção para o ambiente social e intelectual a partir do qual ele desenvolveu sua carreira científica.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana; Chagas, Carlos

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:476
Autor:Leonard, Jonathan
Título:Carlos Chagas, pioneiro de la salud en el interior del Brasil.
Fonte:Washington; 1991. 185-198 p. ^bilus. (Boletin de la Oficina Sanitaria Panamericana, 110, 3).
Resumo:Traça uma síntese da biografia de Carlos Chagas, mencionando a infância em Minas Gerais, o curso de medicina no Rio de Janeiro, a tese de doutoramento em Manguinhos e as campanhas de combate à malária. Descreve com detalhes o processo da descoberta, em Lassance, da tripanossomíase americana e, em seguida, relata os estudos que Chagas desenvolveu nos anos subsequentes, sobre vários aspectos da doença. Comenta as dúvidas que, na Argentina e no Brasil, foram lançadas quanto à existência e à extensão da tripanossomíase americana, atribuindo-as às dificuldades no diagnóstico da doença. Menciona os estudos realizados por Salvador Mazza, identificando numerosos casos agudos da moléstia na Argentina, como marco inicial do processo de reabilitação das idéias de Chagas, que culminaria, no final dos anos 60, com a comprovação definitiva pela Organização Mundial de Saúde da grande extensão da doença na América do Sul. O artigo conclui alertando para o desafio, ainda presente, de solucionar esse importante problema de saúde pública que é a doença de Carlos Chagas.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Saúde Pública
Brasil
 Bibliografias
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana
Meio Eletrônico:Texto completo

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:474
Título:Le palais de la Découverte présente une exposition: un aspect inconnu de l´oeuvre de Carlos Chagas, 1879-1934.
Fonte:Paris; Université de Paris; févr./mars 1955. 35 p. .
Resumo:Folheto da exposição relizada em 1955 no Palais de la Découverte, em Paris, sobre a vida e a obra de Carlos Chagas. No prefácio, Pasteur Vallery-Radot, da Academia Francesa e da Academia de Medicina de Paris, refere-se à importância da obra científica de Chagas e descreve a descoberta da doença que leva seu nome, destacando a genialidade de Chagas e declarando-o uma das glórias do Brasil e da ciência mundial. A seguir, são descritos os módulos que compuseram a exposição, indicando-se o material fotográfico, os documentos, as instalações e demais elementos exibidos. Tais módulos tratam dos seguintes temas: "a natureza no Brasil", "vida e obra de Carlos Chagas", "a descoberta científica da doença de Chagas e suas consquências", e "algumas realizações do Brasil moderno".
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisadores
Médicos
Brasil
 Biografia
 Folhetos
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:473
Autor:Lacaz, Carlos da Silva
Título:Vultos da medicina brasileira. v.2
Fonte:São Paulo; Helicon; 1963. 48 p. .
Resumo:Verbete biográfico, em importante obra de referência para a história da medicina no Brasil.
Descritores:Pesquisadores/hist
Médicos
Brasil
 Biografia
 História da Medicina

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:468
Autor:Anon
Título:Dictionary of scientific biography. v.3
Fonte:New York; Charles Coulston Gillispie; 1981. 185-186 p. .
Resumo:Neste verbete, apresenta-se uma síntese da trajetória biográfica de Carlos Chagas, com destaque para a descoberta e o estudo da tripanossomíase americana. Apresenta as referências bibliográficas de alguns de seus trabalhos publicados .
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisadores
Médicos
Brasil
 Biografia
 Bibliografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:466
Autor:Coura, José Rodrigues
Título:Carlos Chagas: uma visão científico-afetiva.
Fonte:Rio de Janeiro; 1980. 189-192 p. . (Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 75, 1/2).
Resumo:Discurso apresentado na sessão comemorativa do centenário de nascimento de Carlos Chagas, promovida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em julho de 1979. Relata alguns momentos em que a obra de Carlos Chagas influenciou diretamente sua formação como médico e pesquisador e sua opção pelo estudo da doença de Chagas. Enfatizando sua admiração pelo descobridor da tripanossomíase americana, descreve os principais marcos da biografia de Chagas, especialmente o momento da descoberta.
Descritores:Doença de Chagas
Fala
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana
Meio Eletrônico:Texto completo

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:465
Autor:Chaves, Leocadio
Título:Carlos Chagas e o Instituto Oswaldo Cruz.
Fonte:Rio de Janeiro; jul. 25,1936. 308-310 p. . (A Folha Medica, 17, 21).
Resumo:Discorre sobre os principais momentos da biografia de Chagas, como a tese de doutoramento, os estudos sobre a malária, a descoberta da tripanossomíase americana, a expedição científica à Amazônia, os trabalhos na área da protozoologia e a direção dos serviços de saúde pública. Destaque especial é conferido às medidas adotadas por Chagas como diretor do Instituto Oswaldo Cruz.
Descritores:Doença de Chagas
Malária
Pesquisadores
Médicos
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Instituto Oswaldo Cruz

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:464
Autor:Chagas, Evandro
Título:A vida e a obra de Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; nov. 5, 1935. 507-511 p. . (A Folha Medica, 7).
Resumo:Discurso pronunciado na IX Reunião da Sociedade Argentina de Patologia Regional, realizada em Mendoza em homenagem à memória de Carlos Chagas. Evandro Chagas discorre sobre os principais marcos da vida e da obra de seu pai, como: os estudos sobre a malária; a descoberta da tripanossomíase americana; a expedição à Amazônia; a direção do Instituto Oswaldo Cruz; o combate à epidemia de gripe espanhola no Rio de Janeiro; a direção do Departamento Nacional de Saúde Pública; a cátedra de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; a atuação no Comitê de Higiene da Liga das Nações; e a contribuição para o estudo de outras doenças tropicais além da tripanossomíase americana.
Descritores:Doença de Chagas
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana



página 1 de 2
ir para página        


Base de dados BVChagas-SC

Formulário avançado

Pesquisar por: Formulário livre

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3