logo BVS

Pesquisa em outros segmentos:

| Produção Intelectual | Banco de Imagens | Sobre o Cientista


Base de dados:
BVChagas-DC
Pesquisar:
BIBLIOGRAFIAS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 5   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 5
BVChagas-DC
selecionar
imprimir
Id:385
Autor:Prata, Aluízio
Título:Bibliografia brasileira sobre doença de chagas .
Fonte:Uberaba; Gráfica/FMTM; 1999. 776 p.
Resumo:Coletânea publicada como um dos eventos comemorativos do nonagésimo ano da descoberta da doença de Chagas. Inclui publicações de autores brasileiros ou residentes no Brasil, aqui e no exterior, e de estrangeiros em periódicos nacionais ou anais de eventos realizados no Brasil..
Descritores:Doença de Chagas/hist
Bibliografias
Brasil
 Saúde Pública/hist
 História da Medicina
Descritores Locais:Fontes de Informação; Tripanossomíase Americana

  2 / 5
BVChagas-DC
selecionar
imprimir
Id:368
Autor:Pellegrino, José.
Título:A doença de Chagas em Minas Gerais: esbôço crítico dos trabalhos publicados até 1951.
Fonte:Mem. Inst. Oswaldo Cruz;51:633-690, dez. 1953.
Conferência:Apresentado em: I Congresso da Associação Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1951.
Resumo:Relatório apresentado ao I Congresso da Associação Médica de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte em 1951. Traça o panorama dos principais estudos desenvolvidos sobre a tripanossomíase americana nas cidades de Lassance, Bambuí, Belo Horizonte e em outras regiões do estado de Minas Gerais, desde a descoberta da doença em 1909. Apresenta ainda as principais ações até então implementadas para a profilaxia da doença de Chagas em larga escala.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Bibliografias
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase americana
Meio Eletrônico:Texto completo

  3 / 5
BVChagas-DC
selecionar
imprimir
Id:365
Autor:Coura, José Rodrigues.
Título:Síntese histórica e evolução dos conhecimentos sobre doença de Chagas.
Fonte:In: Dias, João Carlos Pinto; Coura, José Rodrigues.Clínica e terapêutica da doença de Chagas: uma abordagem prática para o clínico geral. Rio de Janeiro, Fiocruz, 1997. p.469-486 (
Resumo:Descreve a evolução dos conhecimentos científicos produzidos sobre a tripanossomíase americana desde a identificação da nova doença em 1909, traçando um panorama histórico dos principais pesquisadores e instituições envolvidos com o tema e destacando suas contribuições mais importantes, nas diferentes áreas de especialidade, ao longo desses quase noventa anos. Com tal objetivo, o autor relata o processo que levou à descoberta da doença e apresenta os principais trabalhos realizados por Carlos Chagas e seus colaboradores até o seu falecimento, em 1934. Em seguida, aborda a fase de renovação dos estudos sobre a doença de Chagas nos anos 40 e 50, o movimento de ampliação dos conhecimentos sobre o tema entre as décadas de 60 e 80 e as perspectivas abertas nessa área de investigação nos anos 90.
Descritores:Doença de Chagas/hist
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Bibliografias
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase americana

  4 / 5
BVChagas-DC
selecionar
imprimir
Id:363
Autor:Chagas Filho, Carlos.
Título:Histórico sôbre a doença de Chagas.
Fonte:In: Cançado, J. Romeu.Doença de Chagas por um grupo de colaboradores especializados. Belo Horizonte, Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 1968. p.5-21 (
Conferência:Apresentado em: Conferência inaugural do curso nacional sobre doença de Chagas, Apresentado em: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1964.
Resumo:Conferência inaugural do curso nacional sobre doença de Chagas realizado em Belo Horizonte, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1964. Apresenta os principais marcos da história da doença de Chagas no Brasil, dividindo-a em quatro fases: o período "heróico", que se seguiu à descoberta da nova doença em 1909; a fase de "desencanto e desentendimento", que se estabeleceu nos anos 20 com a polêmica travada na Academia Nacional de Medicina, em que os estudos de Carlos Chagas foram contestados em vários aspectos; a fase de renovação do interesse médico e científico sobre o assunto, aberta com o falecimento de Chagas em 1934; e o período referente ao reconhecimento efetivo, nacional e internacional, da importância da doença de Chagas, a partir do final dos anos 50.
Descritores:Doença de Chagas/hist
Bibliografias
 Congressos
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase americana; Chagas, Carlos

  5 / 5
BVChagas-DC
selecionar
imprimir
Id:361
Autor:Carneiro, Milton
Título:História da doença de Chagas .
Fonte:Curitiba; s.n; 1963. 91 p.
Resumo:Texto elaborado sob a forma didática de perguntas e respostas, voltado para o público leigo. Após narrar a descoberta da tripanossomíase americana por Carlos Chagas, o autor apresenta os principais aspectos relativos à doença - o agente causal, as formas de transmissão e as manifestações clínicas - e as contribuições mais importantes dos pesquisadores que colaboraram com Chagas no estudo da nova enfermidade. Além disso, comenta a polêmica ocorrida na Academia Nacional de Medicina, em 1923, sobre alguns aspectos da doença de Chagas, os estudos realizados na década de 30 na Argentina pelo grupo de Salvador Mazza e os principais marcos da trajetória biográfica de Carlos Chagas.
Descritores:Doença de Chagas/hist
Doença de Chagas/transm
Biografia
 Bibliografias
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana; Chagas, Carlos



página 1 de 1


Base de dados BVChagas-DC

Formulário avançado

Pesquisar por: Formulário livre

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3