logo BVS

Pesquisa em outros segmentos:

Doença de Chagas | Produção Intelectual | Banco de Imagens |


Base de dados:
BVChagas-SC
Pesquisar:
MALARIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 9   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:575
Título:Em Xerém. Na captação das águas a febre palustre dizima. A "Gazeta de Noticias" no local.
Fonte:Rio de Janeiro; maio 2, 1907. 3 p. . (Gazeta de Noticias).
Resumo:Relata a visita de jornalistas da Gazeta de Notícias ao vale do rio Xerém, na Baixada Fluminense, para observar os efeitos da malária entre os operários que trabalhavam nas obras de captação de água para a cidade do Rio de Janeiro. Descreve a viagem pela Estrada de Ferro Central do Brasil, as paisagens percorridas, as impressões dos operários sobre a "febre" e suas condições de vida. Aponta os serviços montados pela Diretoria Geral de Saúde Pública para o atendimento médico aos doentes e para a implementação da profilaxia da malária e informa sobre as obras de canalização realizadas.
Descritores:Malária/prev
Perfis Sanitários
Expedições
Trabalhadores
Jornalismo Científico
 Brasil

  2 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:555
Autor:Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz.
Título:Os grandes flagelos do Norte^ipt.
Fonte:In: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz.A ciência a caminho da roça: imagens das expedições cientificas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913^ipt. Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, 1991. p.113-154.
Resumo:Capítulo do álbum sobre as expedições científicas promovidas pelo Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil na década de 1910. Descreve as missões enviadas, nesse período, à região norte do país. Primeiramente, trata da expedição realizada por Oswaldo Cruz à Amazônia, em 1910, para inspecionar as obras de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, durante as quais milhares de trabalhadores morreram em conseqüência da malária. Em seguida, detém-se na expedição chefiada por Carlos Chagas, entre 1912 e 1913, aos vales do rio Amazonas e de seus principais afluentes, com o objetivo de investigar as condições sanitárias da região e a partir daí apontar medidas que ajudassem a superar a crise econômica do extrativismo da borracha. Exibindo um rico conjunto de fotografias tiradas ao longo da missão e citando trechos do relatório produzido ao final da viagem, o texto apresenta o relato da comissão sobre as condições de trabalho dos seringueiros, o quadro sanitário observado, os recursos de assistência médica disponíveis e as condições gerais de vida da população local.
Descritores:Expedições/hist
Saneamento Rural
Perfis Sanitários
Condições Sociais
Malária
Borracha
 Brasil

  3 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:522
Autor:Benchimol, Jaime Larry ; Silva, André Felipe Cândido da
Título:Ferrovias, doenças e medicina tropical no Brasil da Primeira República.
Fonte:Rio de Janeiro; jul.-set. 2008. 719-762 p. ^bilus, ^bmapas. (Hist. ciênc. saúde-Manguinhos, 15, 3).
Resumo:Aborda o impacto da malária no âmbito da modernização republicana, basicamente nas ferrovias, que asssumiram então o papel de integrar o território e operar a expansão simbólica e material da nação brasileira. Os cientistas destacados para debelar os surtos epidêmicos não se limitaram a realizar as campanhas. Fizeram observações sobre aspectos da doença, inclusive suas relações com hospedeiros e ambientes, contribuindo com novos conhecimentos e com a institucionalização, no Brasil, de novo campo que então se estabelecia nas potências coloniais européias: a medicina tropical. O artigo articula essas inovações — especialmente a teoria da infecção domiciliária — com as campanhas em prol de ferrovias e com estágio subseqüente no enfrentamento da malária no Brasil, nos anos 1920. (AU).
Descritores:Ferrovias
Malária
Medicina Tropical
Entomologia
 Brasil
Meio Eletrônico:Texto completo

  4 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:518
Autor:Scliar, Moacyr
Título:Oswaldo Cruz & Carlos Chagas: o nascimento da ciência no Brasil.
Fonte:São Paulo; Odysseus; 2002. 157 p. .
Resumo:Traçando o quadro histórico no qual esses dois cientistas brasileiros atuaram, Moacyr Scliar desvenda os paralelos de suas carreiras. Tanto Cruz como Chagas tentaram fazer carreira como médicos de consultório, sem muito sucesso. Ambos foram convidados a trabalhar na saúde pública, a princípio para desvendar as causas de epidemias: a peste bubônica, no caso de Cruz, a malária, no caso de Chagas. Ambos uniam talento a uma dedicação férrea, essencial para o sucesso em Ciência. Ambos enfrentaram preconceitos de colegas e até da população que tentavam salvar. Ambos foram reconhecidos pela comunidade científica internacional numa época em que a Ciência brasileira era incipiente..
Descritores:Pesquisadores
Médicos
Biografia
Saúde Pública
 Malária
 Peste

  5 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:495
Autor:Pinto, G. de Souza
Título:Contribuições originaes de Carlos Chagas á epidemologia e á prophylaxia da malaria.
Fonte:Rio de Janeiro; jul. 1936. 307 p. . (A Folha Medica, 27, 21).
Resumo:Analisa a contribuição de Carlos Chagas para o estudo e o combate da malária. Destaca a importância da teoria, por ele formulada, segundo a qual trata-se de uma infecção domiciliária, tese que seria posteriormente reconhecida em todo o mundo e que fundamentou a proposição do método profilático por meio do combate ao mosquito transmissor no interior das habitações. Entre as outras realizações de Chagas nesse domínio, aponta a verificação de uma variedade de Plasmodium falciparum (protozoário causador da malária) responsável pelas formas clínicas graves da doença, a descoberta de fenômenos biológicos dos anofelinos (mosquitos transmissores da doença), e a descrição de uma nova espécie destes insetos, por ele denominada Cellia brasiliensis.
Descritores:Malária/epidemiol
Malária/prev
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos

  6 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:465
Autor:Chaves, Leocadio
Título:Carlos Chagas e o Instituto Oswaldo Cruz.
Fonte:Rio de Janeiro; jul. 25,1936. 308-310 p. . (A Folha Medica, 17, 21).
Resumo:Discorre sobre os principais momentos da biografia de Chagas, como a tese de doutoramento, os estudos sobre a malária, a descoberta da tripanossomíase americana, a expedição científica à Amazônia, os trabalhos na área da protozoologia e a direção dos serviços de saúde pública. Destaque especial é conferido às medidas adotadas por Chagas como diretor do Instituto Oswaldo Cruz.
Descritores:Doença de Chagas
Malária
Pesquisadores
Médicos
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Instituto Oswaldo Cruz

  7 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:455
Autor:Aragão, Henrique de Beaurepaire Rohan et al
Título:Homenagem à memória de Carlos Chagas e Evandro Chagas: em 22-V-1945.
Fonte:Rio de Janeiro; Est. Gráfico Canton & Reile; 1946. 20 p. .
Resumo:Apresenta discursos de Henrique Aragão, Antonio Peryassú, M. Ferreira e Carlos Chagas Filho. Aragão relembra o dia em que conheceu Carlos Chagas, relatando conversa travada na ocasião entre este e Oswaldo Cruz. Comenta o trabalho de Chagas em Lassance, salientando sua dedicação às atividades de pesquisa. Destaca a preocupação de Chagas com as condições médico-sanitárias do país, sobretudo das regiões rurais, e exalta sua atuação na reorganização dos serviços de saúde pública. Menciona as medidas por ele tomadas no combate à epidemia de gripe espanhola no Rio de Janeiro, seu trabalho na direção do Instituto Oswaldo Cruz e suas qualidades como professor. Peryassú comenta os principais aspectos da obra de Chagas, como a descoberta da tripanossomíase americana, os estudos sobre a malária, a expedição científica à Amazônia e a atuação como diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública. M. Ferreira relata o trabalho de Evandro Chagas na campanha contra a malária no nordeste do Brasil, destacando seu empenho nas atividades de estudo e combate das grandes endemias rurais do país. Carlos Chagas Filho, por sua vez, afirma que a vida de seu pai e de seu irmão foram modelares para os que pretendem melhorar as condições de saúde da população brasileira e conclama os jovens sanitaristas a seguirem tais exemplos.
Descritores:Doença de Chagas
Malária/prev
Saúde Pública
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

  8 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:353
Título:Faculdade de Medicina. Discurso do Professor Dr. Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; maio 28, 1925. 3 p. . (Jornal do Commercio).
Resumo:Analisa o conceito de doenças tropicais e dá exemplos de como os fatores relacionados ao clima influenciam o aparecimento e a manifestação de certas enfermidades. Justifica a criação de uma disciplina especializada no estudo das doenças peculiares aos países quentes, sobretudo devido à importância de se pesquisar e combater os males que afetam os sertões do Brasil, problema social e econômico de grande interesse nacional. Salienta que o programa da disciplina deve contemplar, além dos conteúdos referentes à compreensão e ao tratamento clínico das doenças, o aprendizado e a prática do método experimental de investigação científica. Lembrando sua formação na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Chagas exalta a figura de Miguel Couto, atribuindo-lhe influência decisiva em sua opção pelo estudo das doenças tropicais e em seu aprendizado da medicina experimental.
Descritores:Doenças Transmissíveis
Malária
Educação Médica
Medicina Tropical
Fala
Brasil
Descritores Locais:Couto, Miguel; Medicina Experimental; Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

  9 / 9
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:346
Autor:Prata, Aluizio
Título:Carlos Chagas: coletânea de trabalhos científicos.
Fonte:Brasília; Unb; 1981. 902 p. ilus. (Temas brasileiros, 6).
Resumo:Organizada por Aluizio Prata, professor de Medicina Tropical da Universidade de Brasília, a coletânea traz a reimpressão das principais publicações de Carlos Chagas sobre a tripanossomíase americana, além de um trabalho sobre malária e duas aulas inaugurais por ele proferidas. O volume apresenta ainda a bio-bibliografia de Carlos Chagas, publicada pelo Instituto Oswaldo Cruz em 1959. A iniciativa da Universidade de Brasília, que contou com o com o auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integrou as comemorações do centenário de nascimento de Carlos Chagas e merece ser destacada como contribuição de grande importância para a divulgação e disponibilização de sua obra.
Descritores:Doença de Chagas/etnol
Doença de Chagas/epidemiol
Doença de Chagas/etiol
Doença de Chagas/genet
Doença de Chagas/hist
Doença de Chagas/patol
Doença de Chagas/prev
Doença de Chagas/transm
Saúde Pública
 Cardiomiopatia Chagásica
 Malária/prev
 Política de Saúde
 Medicina Social
 Bibliografias
 Biobibliografia
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase americana



página 1 de 1


Base de dados BVChagas-SC

Formulário avançado

Pesquisar por: Formulário livre

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3