logo BVS

Pesquisa em outros segmentos:

Doença de Chagas | Produção Intelectual | Banco de Imagens |


Base de dados:
BVChagas-SC
Pesquisar:
REFORMA DOS SERVICOS DE SAUDE/LEGIS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 8   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 8
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:620
Título:As condições sanitarias da cidade por ocasião do centenario serão boas? O director geral da saude publica, falando a "A Noticia", responde. O que tem sido o trabalho em prol do saneamento do paiz.
Fonte:Rio de Janeiro; ago. 12, 1922. 1 p. . (A Noticia).
Resumo:Publica entrevista com Carlos Chagas, diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, sobre a situação sanitária da capital federal, às vésperas da inauguração da Exposição Internacional do Centenário da Independência. Afirmando serem plenamente satisfatórias as condições sanitárias da cidade do Rio de Janeiro, Chagas informa sobre a extinção da varíola, graças à vacinação obrigatória, e anuncia a incorporação do Instituto Vacinogênico ao Instituto Oswaldo Cruz, visando estender a todo o país as ações de profilaxia daquela doença. Declara não haver motivos de preocupação com a incidência de outras moléstias transmissíveis, como a febre amarela, a gripe espanhola e o tifo, e que sendo assim os visitantes estrangeiros e nacionais nada teriam a temer. Conclui a entrevista anunciando que o Departamento Nacional de Saúde Pública aproveitará a ocasião da Exposição Internacional para exibir os resultados até então alcançados na reforma dos serviços sanitários do país.
Descritores:Perfis Sanitários
Saúde Pública
Reforma dos Serviços de Saúde
Transmissão de Doença
 Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos

  2 / 8
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:617
Título:O regulamento sanitario.
Fonte:Rio de Janeiro; jun. 4, 1920. . (O Paiz).
Resumo:Noticia a publicação do regulamento do Departamento Nacional de Saúde Pública, afirmando tratar-se da mais notável obra de administração sanitária já realizada no Brasil. Elogia o trabalho de Carlos Chagas, diretor daquele órgão, na elaboração do regulamento e acentua que este representa a continuidade e a ampliação da grande obra realizada por Oswaldo Cruz na administração da saúde pública nacional. Comenta brevemente as considerações feitas por Chagas em relação às principais medidas previstas na nova organização sanitária, como o saneamento rural, a profilaxia da lepra, das doenças venéreas e da tuberculose, e a assistência hospitalar.
Descritores:Reforma dos Serviços de Saúde/org
Política de Saneamento
Política de Saúde
Saúde Pública
Saneamento Rural
 Hanseníase/prev
 Doenças Sexualmente Transmissíveis
 Tuberculose
 Assistência Hospitalar
 Jornalismo Científico
 Brasil
Descritores Locais:Departamento Nacional de Saúde Pública; Chagas, Carlos

  3 / 8
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:616
Título:A reforma da Saude Publica.
Fonte:Rio de Janeiro; mar. 9, 1920. 3 p. . (O Paiz).
Resumo:Rebate as críticas que atribuíam a suposta demora de Carlos Chagas na publicação do regulamento do Departamento Nacional de Saúde Pública a pressões políticas para a nomeação de cargos no novo órgão, por ele dirigido desde sua criação em janeiro de 1920. Afirmando a competência de Chagas, a matéria chama a atenção para a complexidade das atribuições do departamento, destinado a promover, entre outras medidas de grande importância, o saneamento rural do país. Destaca que, para que tais atribuições viessem a ser efetivamente cumpridas, os vários aspectos técnicos e administrativos deveriam ser cuidadosamente considerados, o que justificava o tempo dispensado por Chagas à elaboração do referido regulamento.
Descritores:Regulamentos/hist
Regulamentos/políticas
Reforma dos Serviços de Saúde/legis
Política de Saúde/legis
Saúde Pública
 Saneamento Rural
 Política de Saneamento
 Brasil
Descritores Locais:Departamento Nacional de Saúde Pública; Chagas, Carlos

  4 / 8
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:614
Título:Em torno da reorganisação dos Serviços da Saude Publica. O plano geral da reforma. A questão da transferencia dos serviços municipaes. A fiscalização dos generos alimenticios e do leite vae merecer especial cuidado. O caso das quarentenas. Falla ao "Jornal do Brasil" o professor Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; fev. 3, 1920. 5 p. . (Jornal do Brasil).
Resumo:Em função de um suposto conflito envolvendo a transferência, para o poder federal, de serviços de saúde pública a cargo do município do Rio de Janeiro, o jornal publica entrevista com Carlos Chagas, diretor do recém-criado Departamento Nacional de Saúde Pública. Chagas comenta as distintas atribuições dos poderes municipal, estadual e federal no que se refere aos serviços de saúde pública, conforme previsto na reforma que levou à criação do Departamento. Responde ainda às críticas feitas ao estabelecimento da quarentena para os passageiros de navios nos casos de suspeita de contaminação.
Descritores:Política de Saneamento
Política de Saúde
Reforma dos Serviços de Saúde
Saúde Pública
Brasil
Descritores Locais:Departamento Nacional de Saúde Pública; Chagas, Carlos

  5 / 8
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:613
Título:O novo director geral da Saude Publica. O Dr. Carlos Chagas concede-nos importante entrevista. S. ex. acabará com a variola no Rio.
Fonte:Rio de Janeiro; out. 2, 1919. 1 p. . (A Rua).
Resumo:Relata entrevista com Carlos Chagas, nomeado pelo governo federal para a Diretoria Geral de Saúde Pública. Nas palavras do jornal, Chagas louva a iniciativa do presidente da República, Epitácio Pessoa, em promover a remodelação dos serviços sanitários do país e aponta algumas das providências que pretende tomar no referido cargo. No que se refere ao Rio de Janeiro, destaca a necessidade do combate imediato à varíola e, do ponto de vista mais amplo, acentua a importância do saneamento rural, que segundo ele deveria ser tratado nos diversos estados do país de forma unificada pelo governo federal.
Descritores:Reforma dos Serviços de Saúde/org
Política de Saúde
Política de Saneamento
Saneamento Rural
Saúde Pública
Varíola
 Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos

  6 / 8
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:612
Título:Nova incursão da "espanhola"? Combate aos diversos males. Os matadouros de gente e os envenenadores do povo. O novo director da Saúde Publica fala á A Noite.
Fonte:Rio de Janeiro; out. 2, 1919. 1 p. . (A Noite).
Resumo:Publica entrevista com Carlos Chagas no dia seguinte à sua nomeação como diretor geral da Saúde Pública. Chagas comenta o aumento de casos de gripe espanhola na cidade do Rio de Janeiro, manifesta suas preocupações com o início de uma epidemia de varíola e declara sua determinação em viabilizar a erradicação da febre amarela no norte do país e em promover a vigilância sanitária nos diversos estados. Aponta ainda as providências a serem tomadas quanto à higiene das habitações coletivas, à fiscalização dos gêneros alimentícios e ao tratamento da tuberculose e da lepra.
Descritores:Influenza Humana/epidemiol
Vigilância Sanitária
Saneamento de Residências
Saúde Pública
Reforma dos Serviços de Saúde
Política de Saúde
Varíola/epidemiol
 Tuberculose/terap
 Hanseníase/terap
 Controle e Fiscalização de Alimentos e Bebidas
 Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos

  7 / 8
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:350
Título:Novo director de Higiene Federal - Solemnidade da posse no Ministerio e na Saude Publica.
Fonte:São Paulo; out. 4, 1919. . (A Hora).
Resumo:Enaltece, em nome dos médicos brasileiros, o empenho do então presidente da República, Epitácio Pessoa, em tratar os problemas sanitários do país como questão de grande interesse nacional. Presta homenagem à memória de Oswaldo Cruz, afirmando que assume a condução da Diretoria Geral de Saúde Pública como discípulo da escola de Manguinhos e com o compromisso de dar continuidade aos princípios e ideais pregados pelo mestre.
Descritores:Política de Saúde
Reforma dos Serviços de Saúde
Fala
Brasil
Descritores Locais:Cruz, Oswaldo

  8 / 8
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:347
Título:Dr. Carlos Chagas. O banquete no Club dos Diários.
Fonte:Rio de Janeiro; ago. 21, 1921. 3 p. . (Jornal do Commercio).
Resumo:Agradece a Miguel Couto, que discursara em sua homenagem, e afirma a grande influência por este exercida em sua formação como médico. Expõe seu otimismo em relação aos avanços da medicina brasileira, enfatizando a importância dos discípulos de Oswaldo Cruz como responsáveis pela continuidade de sua obra. Rebatendo a crítica dos que desaprovam sua atuação na direção do Instituto de Manguinhos, afirma que conta com o reconhecimento da classe médica brasileira e que seu maior compromisso é representar o trabalho coletivo dos seguidores de Oswaldo Cruz. Louva as transformações que o desenvolvimento da medicina experimental proporcionou para o ensino médico no Brasil. Destaca a importância dos médicos em seus esforços por alertar as autoridades públicas para os problemas sanitários do interior do país. Afirma que, além do combate às endemias rurais, seria preciso promover a organização dos serviços de saúde pública nos centros urbanos, sendo para isso crucial a ação dos governos municipais. Chama a atenção para a importância da criação do ensino especializado de saúde pública no Brasil e louva o empenho do Presidente da República, Epitácio Pessoa, na reformulação dos serviços sanitários do país. Comenta sua viagem aos Estados Unidos, salientando a oportunidade de aproximação científica com os médicos norte-americanos.
Descritores:Reforma dos Serviços de Saúde
Saneamento Rural
Política de Saneamento
Saúde Pública
Educação Médica
Fala
Brasil
Descritores Locais:Medicina Experimental; Instituto Oswaldo Cruz; Cruz, Oswaldo



página 1 de 1


Base de dados BVChagas-SC

Formulário avançado

Pesquisar por: Formulário livre

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3