Resumo: | Louva a criação de uma disciplina específica para o ensino das doenças tropicais, ressaltando sua importância para a implementação de medidas de prevenção e combate aos problemas sanitários do país. Afirma que o clima não constitui a causa determinante das doenças, mas imprime transformações nas formas pelas quais elas se apresentam. Analisando o conceito de doenças tropicais, questiona o critério geográfico que as restringe às regiões de clima quente, embora considere que as singularidades do quadro nosológico verificado nestas regiões justificam a delimitação de um ramo especial da medicina. Afirma que os aspectos peculiares à nosologia dos países quentes podem ser explicados pelas exigências biológicas dos agentes causadores das doenças e por seu mecanismo de propagação. Analisa então o processo indireto de transmissão das doenças parasitárias, apontando como as modalidades deste processo se relacionam diretamente com as condições climáticas. Afirma que o curso pretende privilegiar o estudo das doenças peculiares ao Brasil, especialmente a malária e a tripanossomíase americana. Acentua a importância da pesquisa experimental para os estudos a serem realizados no curso, destacando sua pertinência para a formação clínica. Como conclusão, proclama a vitória da medicina tropical sobre os preconceitos segundo os quais o clima dos países quentes acarreta obstáculos fatais à saúde e ao trabalho de suas populações. Declarando ser a ciência o instrumento para vencer tais restrições, conclama os estudantes a lutar, através da aplicação do método profilático, em benefício do desenvolvimento nacional.
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